quinta-feira, 22 de julho de 2010

O FABULOSO DICIONÁRIO DA MODA

Não só de tendências e estilo é feita a moda, mas de palavras e termos também .
Eu como estudante de moda me pego as vezes ouvindo ou lendo alguma matéria com algum termo novo ou algo que não conhecia. 
Então resolvi dedicar aqui todas as quintas-feiras o dia do Dicionário da Moda.
Aqui vou postar a definição para os principais termos da moda: o conceito de uma peça, a tradução de uma tendência, uma palavra em língua estrangeira, os aviamentos e os tipos de tecido palavras curiosas da moda.
Porque a Contemporanea é também um espaço de troca de informações.


Burberry: Marca famosa que lançou um tecido impermeável criado por Thomas Burberry, no século 19. Ele reparou que os fazendeiros usavam roupas de linho, que eram frescas no verão e quentes no inverno. Baseado nisso, Burberry aplicou os mesmos princípios a outras roupas e, em 1879, desenvolveu um tecido à prova d’água que passava por um processo químico antes da tecelagem. Ele chamou o tecido de gabardine e hoje as capas Burberry de gabardine são muito desejadas e compradas no mundo todo

Cacharrel: Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas. A origem do nome é inexplicada e não possui relação com a grife francesa Cacharel.

Cambraia: Tecido que pode ser produzido em linho e algodão. Textura encorpada. Utilizada em vestidos delicados, mantas e enxovais de bebê.

ARTSY: Estampa inspirada nas obras de arte. Os desenhos abstratos dos pintores.

ASSIMETRIA: nome a formas diferentes e desproporcionais que parecem não combinar, mas na moda muitas vezes causam um bom efeito visual. Decotes um ombro só e saia com pontas irregulares são bons exemplos.

BANDAGEN: Semelhante a atadura, esse tecido de algodão é leve, vazado, de aspecto rústico foi a febre do outono e promete voltar com força total no verão 2011.

BARBATANA: Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia.

BELLE ÉPOQUE: Requintados cavalheiros e damas caracterizaram esse período da história (1895-1914). Paris, chamada de "a capital do luxo", influenciava o mundo com suas arte, música, dança e moda. As mulheres da burguesia usavam grandes chapéus, saias compridas e cintura marcada através do espartilho, difundido pelo principal estilista dessa época, o inglês Charles Frederick Worth (1825-1895), o pai da alta-costura para os estudiosos de moda. Os homens também caprichavam no visual com fraques, casacas, colarinhos engomados, coletes, chapéus ou cartolas e bengalas. No Rio de Janeiro, então capital brasileira, o centro fervilhava de comerciantes de moda, cabeleireiros e perfumistas, todos europeus, e o ponto de encontro era a Confeitaria Colombo. Em 1914, a Revolução Industrial trouxe a produção em série para as indústrias têxteis e a moda luxuosa foi ficando apenas para festas e noites de gala.

BOLSO FACA: É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés.

BORDADO INGLÊS: Pequenos orifícios redondos e ovais, feitos de linha branca em fundo branco, que formam desenhos. Esse bordado faz o acabamento de roupas femininas na Europa desde o século 16, mas começou a ser industrializado só no século 19. Hoje em dia, é usado para enfeitar vestidos e peças de verão e também roupas íntimas.

Entao hoje é isso quinta-feira que vem tem mais...
Danubia Contemporanea

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...